5 DICAS PARA SABER SE SEUS FILHOS ESTÃO NA ESCOLA CERTA

27 de setembro de 2019

Por Roberto Revelino Sene – Mestre em ciências sociais aplicadas, direito e cidadania.

5 dicas para escolher a melhor escola para seu filho.

Temos uma dúvida constante sobre qual a melhor escola para meu filho estudar. Temos que levar em conta qual a faixa etária de seu filho e como é tratada a educação pela família.

Sabemos que no Brasil, a Educação é um investimento, que as famílias retiram de seu orçamento mensal uma quantia significativa para investir nos estudos do filho.

Todavia, a pergunta que temos que fazer é: Será que o dinheiro que estou pagando para meu filho estudar realmente está valendo a pena?

É com essa dúvida que centenas de brasileiros estão nesse momento, principalmente em um mundo, onde o marketing tem criado verdadeiras perfeições educacionais na propaganda e verdadeiros depósitos de criança na prática, por isso separei 5 itens que podem ajudar a avaliar a escola de seu filho e como decidir pela melhor.

1- QUADRO DE PROFESSORES – na grande parte das vezes vamos à escola pela propaganda  que ela faz, todavia já há algum tempo não temos uma receita de bolo na educação. Temos que focar na particularidade de cada aluno e às vezes a escola que tanta propaganda faz não é a melhor para meu filho. Por isso é bom que você conheça quem são os professores que irão lecionar para seus filhos, verifique a experiência e busque o currículo do professor na plataforma Lattes. Isso certamente lhe dará segurança.

2- HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO
uma escola que se preocupa com números, focando nos melhores pode não ser um bom ambiente para seu filho, pois, muitos deles não sabem trabalhar com uma competitividade acirrada, o que pode lhe trazer gastos com aulas particulares e psicólogos. O ideal é perceber isso no momento da visita, se a escola tem um atendimento humanizado.

3- INDIVIDUALIZAÇÃO DO ALUNOS – Importante observar se a escola tem planos para não coletivizar o processo educacional, existe escola que só dá atenção aos melhores alunos, deixando de lado a diversidade e as múltiplas áreas do conhecimento, o que muitas vezes acaba por excluir o nosso filho da “galera”. Para tanto é necessário que a escola possibilite um plano de ação individual para deixar a vida do aluno confortável diante da turma e das disciplinas, desenvolvendo sua potencialidade.

4- OFICINAS E ATENDIMENTOS – o contraturno é importante em uma escola, só que às vezes as escolas apenas colocam oficinas que servem mais como tomadores de tempo, de que para outra coisa, pois muitas vezes o profissional que ministra a atividade nem habilitado para tal é. Diante disto é necessário observar quais as oficinas em contraturno e quem são os profissionais que irão lecionar, bem como observar a relevância do tema para o aluno.

5- INFRAESTRUTURA – Laboratório de informática já foi um diferencial na escola, hoje se existe, ou está reestruturado ou virou depósito, o importante é observar se a escola mantém laboratórios e qual é a frequência de uso por parte dos alunos. Se a escola possui alvará e condições de manter seu filho em segurança no momento que se encontra em suas dependências.

Certamente esses cinco itens vão reduzir a possibilidade de erro na escolha da próxima escola de seu filho.