Como uma cantina saudável pode favorecer o desenvolvimento na escola?

9 de outubro de 2019

Por  Anna Gaspar – Nutricionista CRN 8-11872

Nosso filhos sempre que possível assaltam os armários em busca de pequenos lanches e o que encontram? Bolacha recheada, salgadinhos e macarrão instantâneo.

Mas quando chegam na escola, onde a alimentação é controlada e balanceada vem as dificuldades. A escola tem por finalidade possibilitar o desenvolvimento social e educacional desde a infância até a vida adulta, tendo assim um papel relevante na educação.

A adoção de bons hábitos alimentares saudáveis desde a infância favorece o desenvolvimento físico e intelectual, estimulando o aprendizado, pois é nessa fase que ocorrem as descobertas alimentares que as crianças irão levar para a vida adulta.

O consumo alimentar de crianças e adolescentes frequentemente é restrito em nutrientes importantes para atender suas necessidades diárias. Nessa fase também pode ocorrer a omissão de refeições, aumento da ingestão de açúcares e gorduras saturadas, e diminuição na ingestão de vitaminas e minerais, fatos que podem ser potencialmente perigosos à saúde dessas crianças e adolescentes.

Considerando que hábitos alimentares inadequados adquiridos na infância e na adolescência podem levar a risco nutricional que repercute na idade adulta, é de extrema importância que eles aprendam ainda na escola, a adoção de práticas alimentares saudáveis.

As práticas alimentares saudáveis podem prevenir as carências nutricionais, as quais levam a um crescimento deficiente, aumento do risco de infecções, atraso no desenvolvimento mental e intelectual, provocando desequilíbrios e atrasos no rendimento escolar. Previnem ainda, a obesidade infantil, que é um sério problema de saúde pública nos tempos modernos, sendo que preveni-la significa diminuir a incidência de doenças metabólicas e cardiovasculares.

A escola juntamente com a família pode possibilitar a educação nutricional, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis, atingindo os estudantes nas etapas mais influenciáveis da sua vida, seja na infância ou na adolescência.

É bom sempre conhecer a cantina da escola que seu filho estuda , para observar se está criando hábitos alimentares saudáveis. A escola tem como objetivo: informar, corrigir hábitos inadequados e prevenir doenças relacionadas a uma alimentação desequilibrada.

Ser Fera também é cuidar da saúde e bem-estar!